quarta-feira, 31 de março de 2010

Origem da Páscoa

Páscoa Pagã

Muito antes do nascimento de Jesus, algumas tribos pagãs da Europa, cultuavam a deusa da primavera e celebravam o nascimento da primeira estação do ano com festivais em honra a esta deusa no final de março (Equinócio)*.

 clip_image002clip_image003

Nota: A origem do costume de dar ovos de Páscoa perde-se no tempo. Há relatos ancestrais desse costume no oriente e no ocidente. Os primeiros ovos presenteados foram os de galinha e ganso, ou outras aves disponíveis no local. Alguns estudos relatam o culto à divindade anglo-saxã Ostera (Eostre), pelos germânicos da Alsácia e da Renânia, Alta e Palatinado, onde aquela apareceria segurando um ovo e observando um coelho. Ovos e coelhos sempre foram associados à fertilidade, cultuada pelos primitivos nos rituais dos equinócios.

*Equinócio refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. O Equinócio Vernal (21/03) assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Páscoa Judaica (Pessach)

No Antigo Testamento, a Páscoa (Pessach), já era celebrada pelos hebreus antes mesmo do nascimento de Jesus, e tinha o sentido de Libertação. A palavra “Pessach” significa passagem e celebra a passagem dos Hebreus, de escravos no Egito para a liberdade em Canaã. Os hebreus caminharam pelo deserto durante 40 anos até chegar a Terra Prometida. Ainda hoje os judeus celebram a Páscoa desta forma.

clip_image005clip_image004

Nota: Os Judeus não celebram a ressurreição de Jesus, pois não o aceitam como o messias.

Páscoa Cristã

Para os cristãos a "Páscoa" tem outro significado, ela celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que sendo Ele, filho de Deus se entrega ao sofrimento e à morte para a salvação da humanidade.

clip_image006

clip_image007

Nota: Para os cristãos a Páscoa é a maior festa da cristandade, pois celebra a ressurreição do Filho de Deus, que é um sinal de salvação e remissão dos pecados de todos os homens.

Curiosidade: Porque a Páscoa não cai sempre no mesmo dia?

Segundo o site: O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Grande abraço - Marcos Paulo

Fonte: Mensagem da Cruz e PUCRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário