quinta-feira, 4 de março de 2010

Jejum para que?

clip_image002Todos os anos neste tempo de quaresma ouvimos de nossos pais, professores, catequistas, sobre o jejum. E logo brota em nós um desgosto, uma reclamação, de mudar nossos hábitos alimentares, sair do comodismo, por algo que nem sabemos pra quê. E passamos mais um ano sem entender a importância de jejuar. Mas afinal, pra que serve o” tal” jejum???

Recordamos na Palavra de Deus, em Mateus 4,4, que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que vem de Deus. A Palavra alimenta o nosso espírito e nos dá a clareza do bem, e o jejum permite um encontro mais próximo com Deus.

O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova. O jejum é uma forma de mortificar o corpo para fortalecer o espírito na luta contra as tentações do pecado. Todos podem fazer jejum, vou citar 4 tipos de jejum:

clip_image003Jejum da igreja – Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja. O básico desse tipo é que você pode escolher qual refeição deseja oferecer, almoço ou jantar, substituindo a refeição por lanche. O conceito de jejum não exige que você passe fome. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer. O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições.

clip_image005

Jejum de líquidos – Esse jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina

Jejum a pão e água – Deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais. Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrário: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.

clip_image006

Jejum completo - Não se come coisa alguma e só se bebe água. É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.

clip_image008

O Mahatma Gandhi dizia: “O jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera”. “Cada jejum é a oração intensa, purificação do pensamento, impulso da alma para a vida divina, a fim de nela se perder”. “O jejum é para a alma o que os olhos são para o corpo”. (Toschi, Tomas – Gandhi mensagem para hoje, Editora mundo 3, pag. 97, SP, 1977)

 

Sabendo um pouco mais sobre o jejum, fica mais fácil se empenhar neste desafio, que nos proporcionará a saúde do corpo e do espírito. Jejuar faz bem! Que o Senhor nos abençoe!

 

 

Abraços – Viviane Angeeski

Nenhum comentário:

Postar um comentário