quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os valores Maristas para nosso tempo e local!

No mês de agosto da cada ano, nós maristas celebramos O DIA DO MARISTA, evento este marcado com celebrações religiosas, sócias, esportivas e culturais nas unidades e comunidades maristas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Num processo descentralizador, Brasil Marista, mais especificamente em nossa província e local onde nos situamos como instituição Marista, Colégio Marista, Cesmar e casa de formação. Temos muito a celebrar, pois a presença marista na cidade é reconhecida, apreciada pela sociedade, e certamente estará em sintonia com a instituição.

Neste ano estamos focados nos processos de divulgação e vivencia dos Valores Institucionais Maristas, ESPIRITUALIDADE, ESPIRITO DE FAMILIA, SIMPLICIDADE, PRESENÇA, JUSTIÇA E AMOR AO TRABALHO. Cada um destes valores foi elencado a partir de uma pesquisa feita entre irmãos e leigos participantes da missão no intuito de fortalecer cada vez mais o que temos como foco na missão em favor das crianças e jovens pobres de nossa sociedade.

Cada ponto, valor deste tem seu sentido em si e merece ser vivenciado por todos, nós como maristas temos obrigação e dever de ser os primeiros. A ESPIRITUALIDADE, no seu sentido de busca e aprofundamento do transcendente, daquele que nos enviou ao mundo e nos convida a ser e manter uma relação com ele, para sentirmo-nos plenos fundados em seu amor. O ESPIRITO DE FAMILIA, qual nos envolve de maneira harmoniosa na relação entre nós e com aqueles que são o publico alvo de nossas ações, de maneira a criarmos laços fraternos e de bem querer uns pelos outros. A PRESENÇA, efetiva e afetiva junto aos pobres e partilhada com os que estão juntos no dia a dia, também co mos que são destinatários de nossas alegrias e tristezas provenientes de uma vida humana em busca da realização. A JUSTIÇA, algo a ser praticado como natural em nossa vida, no sentido de não esperar que somente os que têm mais partilhar para os que parecem ter menos, é a justiça de cada dia, de cada encontro, que leva o outro a sentir-se confortado e motivado por ser e viver como vive. E o AMOR AO TRABALHO, valor enfatizado pelo Fundador como ponto fecundo para os Maristas, pois sabemos que o trabalho edifica o homem e mulher em nossos dias, bem como dignifica o ser que com suas próprias forças sustenta a si mesmo e os que estão ao redor.

Os pontos podem ser somente mais palavras bonitas para todos se não forem realçados aos outros que nem sempre estão conosco, o papel de se fazer aparecer estes na sociedade é de cada marista. Cabe a nós vivenciar de modo a chamar atenção de outros e assim vivermos em bem e para o bem uns dos outros. As palavras podem ficar e ser faladas, mas nós sabemos que o que realmente cativa e az seguidores é o exemplo que cada qual é chamado a ser. Acredito que não custa muito.

Abraços – Ir. Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário