sexta-feira, 9 de julho de 2010

É festa na roça…

clip_image002

No século XVI, quando os jesuítas chegaram ao Brasil, trouxeram toda a tradição de festas religiosas. A igreja celebra o dia de São João Batista em 24 de junclip_image002[6]ho. Podemos dizer que as festas juninas começaram perto das igrejas, durante o mês de junho, quando o povo festejava o "São João”. Essa comemoração fez com que as festas juninas ficassem entre as preferidas da população. E a tradição mantém-se até hoje.

João era primo e amigo de Jesus Cristo, ele foi o último profeta, anunciou a chegada do Salvador e preparou o caminho para Jesus "É mais que profeta - disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti". João anunciava a Palavra de Deus com muita sabedoria e Jesus foi batizado por ele!

clip_image002[8]Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.

Boas festas!!

São João Batista, rogai por nós!

Abraços – Viviane Angeeski

Nenhum comentário:

Postar um comentário