sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Padre…

Papa%20Bento%20XVI%2020_06_09 A graça da vocação é uma iniciativa amorosa de Deus: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi" (João 15,16)

Seja para constituir família, viver exclusivamente para Deus ou para doar a vida por uma missão, todos os cristãos possuem uma vocação. Ela é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É dom, graça, eleição cuidadosa,mmmaio2006-f38 visando a construção do Reino dos Céus. Para compreendermos em profundidade o significado dessa iniciativa divina, precisamos fazer a distinção entre:

Vocação Fundamental: Chamado a ser filho de Deus, ser cristão, ser igreja. A desenvolver nossas potencialidades.

Vocação Específica: È a maneira própria de como cada cada pessoa realiza sua vocação. As vocações específicas são três: laical, religiosa e sacerdotal.

Vocação sacerdotal

4 de agosto, dia em que a Igreja celebra São João Maria Vianney, celebramos também o Dia do Padre. O Padre - como está escrito em Hebreus 5: "Um homem tirado por Deus do meio do povo e colocado a serviço desse mesmo povo nas coisas de Deus!" - é em tudo e em primeiro lugar um homem de Deus, alguém que foi escolhido por Ele para ser o sinal visível da Sua presença no meio do mundo.

O sacerdote não se pertence! Está ao serviço do povo de Deus, sem limites de horário e de calendário”. ”As pessoas não são para o sacerdote, mas o sacerdote para as pessoas, em sua globalidade, sem restringir nunca seu próprio serviço a um pequeno grupo”,

Jesus Cristo é o verdadeiro sacerdote e foi celibatário; então, a Igreja vê Nele o Modelo do verdadeiro sacerdote que, pelo celibato se conforma ao grande Sacerdote. Jesus deixou claro a sua aprovação e recomendação ao celibato para os sacerdotes, quando disse: “Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.” (Mateus 19,12)

mat_1_2[2] É preciso dizer que a Igreja não impõe a celibato a ninguém; ele deve ser assumido livremente, e com alegria, por aqueles que têm essa vocação especial de entregar-se totalmente ao serviço de Deus e da Igreja. É uma graça especial que Deus concede aos que são chamados.

Parabéns a todos os padres desta cidade e os do mundo inteiro. Eles que são canal da graça de deus para o povo. Que Deus abençoe os padres!

Rezamos pelos padres!

 

Abraços - Viviane Angeeski

 

Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário