sábado, 5 de setembro de 2009

Espiritualidade

clip_image002

Como agir?

“Solicitude: cuidado, empenho ou zelo no pedir, no solicitar. Aquilo que demanda um cuidado constante, uma atenção imensa”. (Dicionário Michaelis)

Há dentro de nossas almas as Virtudes e os Dons do Espírito Santo.

A natureza humana é dotada de forças habituais, enraizadas, muitas vezes adquiridas pela repetição constante dos atos correspondentes. Essas forças são chamadas habitus. Os habitus podem ser bons ou maus.

Habitus bom, chama-se virtude. image

Habitus mau chama-se vício. image

As virtudes são, então, como que uma força habitual, que não desaparece com facilidade, que nos leva a viver retamente, praticando o bem e evitando o mal. Nós recebemos as virtudes pela primeira vez na hora do Batismo. Depois, quando erramos gravemente, perdemos todas aquelas jóias de Deus. Mas a Confissão, devolvendo a graça, devolve também as virtudes que tínhamos perdido pelo erro.

Quando nós não praticamos atos de virtude, acabamos adquirindo na alma uma força má, que é o contrário da virtude. Esta força má chama-se vício. Os vícios também são muito difíceis de desaparecer da alma. Por isso é preciso muito esforço para não deixar eles entrarem na nossa alma, pois nos levam ao erro.

Solicitude - Um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima dos outros e de Deus.

“Amem as pequenas virtudes, pratiquem-nas fielmente”, dizia Champagnat.

clip_image003 Até com aqueles que parecem bravos...

Abraço - Viviane Angeeski

Technorati Marcas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário